domingo, 22 de maio de 2011

BOTÂNICA EM FOCO - ANGIOSPERMAS


REINO PLANTAE OU VEGETAL

As angiospermas conquistaram definitivamente o ambiente terrestre graças ao seu grau de complexidade, diversidade e distribuição geográfica. Consideradas plantas completas possuem, raiz, caule, folhas, flores e frutos. É o mais numeroso grupo de plantas atuais, variando de gramíneas a enormes árvores. Existem cerca de 235.000 espécies descritas e habitam todos os tipos de ambientes.
A principal característica deste grupo é a presença do fruto e das flores. A flor contém os óvulos e podem estar agrupadas em inflorescências ou estar solitárias. As flores possuem estruturas para atrair polinizadores como cor e odor.

 

Grupos de angiospermas

 

Monocotiledôneas
 
Nesta classe estão cerca de 65.000 espécies como gramíneas, palmeiras e orquídeas. As plantas deste grupo possuem raiz fasciculada e as nervuras das folhas são paralelas. A semente possui apenas um cotilédone. Normalmente o ciclo de vida é curto. Ex: Milho
 
Dicotiledôneas
 
Abrigam cerca de 165.000 espécies. A semente possui dois cotilédones, a raiz pode ser axial ou pivotante. A nervura das folhas é reticulada. As flores são tetrâmeras ou pentâmeras. Normalmente apresentam ciclo de vida longo. Ex: Feijão

Raízes fasciculadas. Também chamadas raízes em cabeleira, elas formam numa planta um conjunto de raízes finas que têm origem num único ponto. Ex: grama, milho.

Raízes pivotantes. Também chamadas raízes axiais, elas formam na planta uma raiz principal, geralmente maior que as demais e que penetra verticalmente no solo; da raiz principal partem raízes laterais, que também se ramificam. As raízes pivotantes ocorrem nas dicotiledôneas. Ex: Cenoura

Vasos condutores

Xilema é um tecido altamente especializado para o transporte de água e nutrientes minerais, absorvidos do solo. O conteúdo xilemático é conhecido por seiva bruta, mineral ou inorgânica. O xilema é um tecido complexo formado por diferentes tipos de células.

Floema transporte de seiva elaborada, constituída por substâncias orgânicas sintetizadas na fotossíntese, partindo das folhas em direção aos demais órgãos, principalmente os de reserva energética (raízes e caule).

Reprodução sexuada: ocorre por:

a) Fecundação:

1) Isogamia: Os gametas são iguais na forma e no comportamento.
2) Heterogamia: Os gametas são iguais no comportamento e diferentes na forma.
3) Oogamia: Os gametas são diferentes na forma e no comporta-mento.

b) Conjugação: Quando determinadas células de dois filamentos próximos modificam-se e formam um prolongamento que fazem o papel de gametas.

Reprodução nas Angiospermas

São as plantas mais evoluídas e adquiriram a complexidade máxima do reino plantae.
A maioria é terrestre com poucas espécies aquáticas. Sua reprodução pode ser sexuada e assexuada. O órgão reprodutor das plantas é a flor que são constituídas de:

Pedúnculo: Haste que prende a flor ao caule;

Receptáculo floral: folhas modificadas que podem ser reprodutoras (gineceu órgão feminino e androceu órgão masculino);

Cálice: conjunto de folhas verdes;

Antera: Contem os sacos polínicos onde formam os grãos de pólen;

grãos de pólen: São células haplóides (n) que são formadas por meiose a partir de células-mãe diplóides (2n);

Ovário: onde fica armazenado um ou mais óvulos;

Óvulo, que é uma das principais conquistas evolutivas do Reino Vegetal , surgiu com o aparecimento da flor. Além de produzir um gameta feminino dentro de uma estrutura protetora, ao se transformar na semente, cria um ambiente protegido onde o embrião pode sobreviver durante longos períodos esperando condições favoráveis para a germinação. E, quando esta acontece, proporciona as reservas nutritivas necessárias para que a plântula possa iniciar o seu crescimento.  

reprodução sexuada nas angiospermas

Polinização: É o transporte dos grãos-de-pólem da antera ao estigma do gineceu. A fecundação cruzada é a mais comum (de uma flor para a outra).

Os processos de fecundação são:

* Anemofilia: Realizada pelo vento. Para compensar o processo as flores apresentam estiletes longos, plumosos e muito pólem;

* Hidrofilia: Realizada através da água;

* Ornitofilia: Realizada pelos pássaros. As corolas são coloridas, nectárias e glândulas odoríferas;

* Entomofilia: Realizada pelos insetos. Apresenta as mesmas adaptações da Ornitofilia;

* Quiropterofilia: Realizada pelos morcegos;

* Antropofilia: Realizada pelo ser humano.

REPRODUÇÃO ASSEXUADA

A reprodução assexuada pode ocorrer na propagação vegetativa, pois os caules e as folhas, que são órgãos vegetativos, têm capacidade de propagação, dando origem a novos indivíduos. Uma importante característica dos caules é a presença de botões vegetativos, ou gemas. Quando as gemas entram em contato com o solo, pode, enraizar e formar uma nova planta completa.